Andrea Fiorentino é Head of Products and Solutions da Visa na Europa do Sul e tem liderado o processo de transformação digital que se baseia na utilização de tecnologias de ponta para permitir que empresas, comerciantes e consumidores tenham uma melhor experiência de pagamento
A Visa tem como principal missão ligar o mundo através de uma rede de pagamentos que fornece pagamentos seguros e fiáveis em todo o mundo. Como empresa, está totalmente focada na inovação, pois acredita que este é um fator catalisador para o rápido crescimento do comércio digital. Durante a última década, em particular, o objetivo da Visa tem sido auxiliar os clientes (bancos) para que construam excelentes experiências de pagamento e o papel desempenhado pelos telemóveis tem sido crucial para acelerar a chegada destas experiências ao consumidor. Andrea Fiorentino é Head of Products and Solutions para a Visa na Europa do Sul e já desempenhou diversas funções durante os 18 anos em que está na Visa, sempre em torno da inovação nos cartões (o plástico) e depois em tokens (as credenciais). Estratégia de transformação digitalDesde a ascensão das tecnologias inteligentes que a forma como os consumidores navegam, compram e pagam se tem tornado cada vez mais digital. Hoje, pagar digitalmente deixou de ser apenas uma conveniência para passar a ser uma necessidade para as pessoas e para os comerciantes. A Visa tem trabalhado com os seus parceiros do setor para apoiar a aceitação de pagamentos digitais. Como catalisador para a inovação do setor dos pagamentos, a Visa tem vindo a criar inúmeras inovações para ajudar a impulsionar a transformação digital de forma contínua. Assim, a estratégia de transformação digital da Visa baseia-se em tecnologias de ponta que têm vindo a desenvolver ao longo dos anos para permitir que empresas, comerciantes e consumidores tenham a melhor experiência de pagamento possível. Um desses casos é o Visa Token Service, um processo em que o número de conta primária de um consumidor é substituído por um token digital que mascara os dados sensíveis do titular do cartão. Para os consumidores, isto permite uma experiência de pagamento mais segura e conveniente, enquanto para os comerciantes reduz o número de pagamentos rejeitados, uma vez que a transação não pode ser processada com credenciais de pagamento caducadas. Há ainda um grande foco em machine learning e inteligência artificial, tecnologias que a Visa acredita que vão ajudar a moldar o futuro da indústria. “Temos estado na vanguarda dos últimos avanços e temos vindo a explorar tecnologias próprias capazes de maximizar o uso destas tecnologias. Um bom exemplo é o nosso sistema de deteção de fraudes que utiliza algoritmos para produzir um dos métodos mais poderosos na deteção e prevenção de fraudes. Estas capacidades estão agora na base de vários outros serviços de gestão de risco para emissores e comerciantes”, explica Andrea Fiorentino. O segredo para o sucessoAo longo dos últimos anos, a Visa evoluiu tanto ao nível da plataforma, como a forma como trabalham com parceiros e clientes para ajudar a incentivar o alargamento do ecossistema de comércio. O que não mudou foi o foco, que tem permanecido o mesmo desde a sua criação: fornecer aos seus clientes e parceiros acesso à rede, produtos, ferramentas e conhecimentos especializados, para permitir o seu crescimento e sucesso. Acima de tudo, a Visa tem trabalhado em estreita colaboração com diversos players do setor para poder impulsionar a inovação. Foi por isso que transformaram a rede de tecnologia proprietária – a VisaNet – numa plataforma de comércio aberto ao mundo. A Visa Developer Platform fornece acesso simplificado a muitos dos produtos e serviços mais procurados da Visa através de uma rede de Visa API, permitindo que qualquer pessoa transforme grandes ideias em novas experiências digitais. “Acreditamos que o nosso sucesso se deve à fiabilidade e segurança da nossa rede. Com os pagamentos digitais a tornarem-se o método preferido dos consumidores, a Visa continua a garantir que todas as transações são processadas utilizando os mais sofisticados padrões de segurança. Temos perfeita noção da nossa responsabilidade e não só inovamos muitas das tecnologias – algumas tornaram-se inclusive padrões para a indústria – mas também trabalhamos em estreita colaboração com os nossos clientes e stakeholders para garantir que a segurança está no centro de tudo o que fazemos”, especifica. Objetivos e projetos futuros“A evolução dos pagamentos digitais apresenta oportunidades e inovações intermináveis. Só podemos imaginar as inovações que o futuro trará, mas a certeza que temos é que faremos parte dessa mudança”, garante. Recentemente, a Visa procedeu à primeira utilização do Visa Cloud Connect, uma nova forma das fintech e os parceiros se conectarem de forma segura à VisaNet através da cloud. “Estamos também a olhar para as novas formas de pagamento, como as criptomoedas, que têm sido um dos temas quentes dos últimos anos e estamos a observar de perto os seus desenvolvimentos”, afirma Andrea Fiorentino. Em março, a Visa anunciou que foi a primeira a fazer a ponte entre os mundos das moedas digitais e tradicionais: a utilização da USD Coin (USDC), uma stablecoin indexada ao dólar norte-americano, para estabelecer uma transação com a Visa através do blockchain público Ethereum. A Visa está a testar esta capacidade com a Crypto.com — o mais recente parceiro da Visa e uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo — e tenciona permitir a capacidade de liquidação do USDC a mais parceiros ainda este ano. O apoio às moedas digitais como um novo tipo de moeda de liquidação marca um importante passo em frente para a estratégia de “rede de redes” da Visa, que está projetada para acrescentar valor a qualquer transação, seja na rede de pagamentos Visa ou não. |