Branded Content

Parceria em tempo de pandemia

Numa conversa através da plataforma de colaboração Rainbow, Pedro Dias, responsável pela estratégia e gestão do canal da Alcatel-Lucent Enterprise, e Hugo Pires, responsável pela unidade de negócio Alcatel-Lucent Enterprise da Itancia Portugal, trocaram algumas ideias sobre o impacto da pandemia e a resposta da Alcatel-Lucent Enterprise.

Parceria em tempo de pandemia

(Hugo Pires) Pedro, não podíamos deixar de falar na forma como a pandemia nos afetou e como tem alterado a forma de trabalhar e fazer negócio.

[Pedro Dias] A Alcatel-Lucent Enterprise foi muito célere na resposta. Rapidamente nos apercebemos que as componentes de comunicação, colaboração e suporte ao teletrabalho seriam cruciais para ajudarmos as empresas e os seus trabalhadores. Neste âmbito, lançámos uma iniciativa mundial, com a designação de “Business Continuity”.

A primeira componente foi a oferta do serviço Rainbow Enterprise. A plataforma Rainbow disponibiliza serviços de Unified Collaboration as-a-Service (UCaaS) e na sua versão Enterprise permite efetuar e gerir conferências e chamadas de vídeo e áudio, obter o estado de presença, enviar mensagens instantâneas, partilhar documentos e integrar com diversos fabricantes e modelos de centrais telefónica. Até final de junho de 2020, seja cliente ou não, ainda pode fazer o registo, pedir o número de licenças que precisar e usufruir gratuitamente do serviço por 90 dias após a sua ativação. Esta foi a forma mais rápida e simples de ajudarmos as empresas a fazerem frente às severas exigências do Estado de Emergência e ao confinamento a que todos fomos obrigados.

Outra opção, foi a criação de condições muito vantajosas para os nossos clientes que precisaram de transferir todo o seu atendimento telefónico e os agentes para as suas respetivas casas em regime de teletrabalho. O software Alcatel-Lucent IP Desktop Softphone (IPDSP), permite emular um telefone físico e desta forma assegurar todas as funcionalidades e o mesmo ambiente de trabalho a que o utilizador estava habituado no escritório.

(HP) Mas o teletrabalho levanta outras preocupações para além das comunicações e colaboração, como por exemplo as questões de infraestrutura e segurança. Como é que a Alcatel-Lucent Enterprise respondeu a estes desafios?

[PD] Na verdade estas questões não são novas, apenas ficaram mais relevantes devido ao número de trabalhadores que foram colocados em teletrabalho e à rapidez com que as empresas tiveram que responder a este desafio. Também neste âmbito, o “Business Continuity” apresenta uma resposta para todo o tipo e dimensão de empresas, independentemente do número de trabalhadores. A solução “Secure Remote Networking” permite estender a rede corporativa da empresa até à casa do trabalhador, de forma rápida e segura.

Baseada no ponto de acesso WiFi Alcatel-Lucent OmniAccess Stellar 1201H, utiliza a funcionalidade de Remote Access Point (RAP), que estabelece de forma permanente e segura um túnel de VPN com a rede corporativa da empresa. O ponto de acesso é configurado e gerido centralmente, através de um serviço na cloud, bastando ao trabalhador… ligar-se e trabalhar.

Como aprendemos durante este período, a família também faz parte do teletrabalho, pelo que a solução pode ser configurada com duas redes Wi-Fi totalmente independentes. Uma rede que assegura a ligação empresarial, com todas as regras, autenticação forte, prioridade do tráfego e aplicações corporativas. E outra, para disponibilizar o normal acesso à internet a toda a família.

Para além da porta ethernet de uplink, este equipamento ainda disponibiliza um switch integrado com três portas 10/100/1000 Base-T, em que uma das portas oferece PoE, podendo alimentar eletricamente o telefone IP da empresa, garantindo desta forma o atendimento das chamadas da sua extensão como se estivesse no escritório.

No âmbito da campanha “Business Continuity”, e com o intuito de ajudarmos os clientes durante estes tempos mais exigentes, oferecemos um ano gratuito da plataforma de gestão Alcatel-Lucent OmniVista Cirrus na compra de cada OmniAccess Stellar AP1201H.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Alcatel-Lucent Enterprise

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.